terça-feira, 21 de maio de 2013
FC Porto: o clube europeu que mais festejou no séc. XXI
Com a conquista do último campeonato nacional, o FC Porto somou o 27º título da competição e, ao mesmo tempo, o 27º troféu dos últimos 13 anos. Não há, em toda a Europa, equipa com tantos títulos conquistados desde a viragem do século.
Na verdade, a equipa do Porto apresenta um currículo impressionante desde 2001. Entre a viragem do século e o jogo do último fim de semana, o FC Porto só não ganhou por quatro vezes a principal prova nacional. O Boavista venceu em 2001, o Sporting no ano seguinte, em 2002 e o Benfica foi campeão em 2004/2005 e em 2009/2010.
Já em relação aos troféus conquistados no mesmo período de tempo, o FC Porto ainda apresenta uma diferença maior. Os adeptos portistas já celebraram, como já foi referido, 27 títulos. Por outro lado, e caso vença a final da Taça de Portugal, o Benfica somará nove troféus, enquanto o Sporting conta com oito competições conquistadas.
No entanto, esta supremacia do FC Porto não acaba dentro das fronteiras de Portugal. Aliás, se analisarmos os principais campeonatos europeus, o FC Porto também foi aquele que mais vezes festejou no presente século, com larga vantagem.
Com nove campeonatos nacionais, seis Taças de Portugal, oito Supertaças Cândido Oliveira, uma Liga dos Campeões, uma Taça Uefa, uma Liga Europa e uma Taça Intercontinental, o FC Porto soma um total de 27 títulos conquistados.
Quem mais se aproxima destes valores é o Dínamo de Zagreb, que pulverizou a restante concorrência e já soma 21 títulos divididos entre campeonatos, taças e supertaças croatas.
Em terceiro lugar surge o Barcelona que venceu seis campeonatos, duas Taças do Rei, cinco Supertaças e apresenta um currículo impressionante em competições internacionais: três Champions League, duas Supertaças europeias (uma delas vencida precisamente ao FC Porto) e dois Mundiais de Clubes. No total: 20 troféus conquistados.
O Shakhtar Donetsk soma 19 títulos: oito vezes campeão ucraniano, seis taças levantadas mais quatro Supertaças e uma Liga Europa.
Em seguida, o Manchester United de Sir Alex Ferguson, que decidiu dar por terminada a sua carreira, festejou por 18 vezes no século XXI: os red devils contam com sete vitórias na Premier League, uma Taça de Inglaterra, três Taças da Liga, cinco Supertaças, uma Liga dos Campeões e um Campeonato do Mundo de Clubes.
O Bayern München, que ainda pode acrescentar mais dois títulos ao palmarés esta temporada, se vencer a Liga dos Campeões e a Taça da Alemanha, já soma 18 títulos desde o ano 2000. Com efeito, os alemães contam com sete campeonatos em 13 possíveis, cinco Taças da Alemanha, duas Taças da Liga, duas Supertaças, uma Liga dos Campeões e uma Taça Intercontinental.
O Olympiacos, que na última temporada foi treinado por Leonardo Jardim, novo treinador do Sporting, em 13 anos foi campeão grego 11 vezes, venceu seis vezes a Taça da Grécia e por uma vez venceu a Supertaça. Soma 18 títulos.
Já o Olympique Lyonnais ergueu 17 títulos desde 2001. A equipa francesa foi campeã gaulesa sete vezes consecutivas, venceu sete Supertaças, duas Taças de França e uma Taça da Liga.
O Celtic, que agora nem sequer tem a concorrência do Glasgow Rangers, surge no fim da tabela, com 16 troféus divididos entre oito campeonatos, cinco Taças da Escócia e três Taças da Liga.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário